Passada a euforia da inauguração e a agitação dos primeiros meses, você se vê dono de uma franquia, e aí começam as dúvidas. O que fazer agora? Como manter o padrão de qualidade? Como oferecer o melhor produto para o meu cliente?

Calma, é tudo muito mais simples do que se pode imaginar. Em geral, a franqueadora vai oferecer uma série de benefícios para você, já que agora vocês são parceiros, têm interesses comuns e, no final das contas, partilham um mesmo objetivo, que é o sucesso do negócio.

Ver a franqueadora como uma mentora e aliada para o sucesso do seu negócio é o primeiro passo. Lembre-se de que você pode procurá-los sempre que tiver alguma dúvida, alguma dificuldade, ou ainda quando as metas esperadas, por algum motivo, não estiverem sendo alcançadas.

Lembre-se, todo produto que é lançado por uma franqueadora é estudado durante muito tempo e desenvolvido para que no final seja perfeito. Para que isso aconteça é investido muito tempo em pesquisas, testes, horas de equipe entre outros detalhes. E se você resolver por algum motivo utilizar outro fornecedor ou produto por conta própria (por pressa, preço, ou qualquer outro motivo), sua loja não vai oferecer o produto correto e, além de ser advertida pela Franqueadora, seus clientes irão notar a diferença, ou seja, você estará indiretamente sabotando seu próprio negócio.

Marcas de referência no setor oferecem treinamentos sobre como preparar adequadamente cada produto, além de manuais práticos para o dia a dia. É fundamental praticar e absorver todo esse conteúdo, para o bem do seu negócio. Estar atento aos preparos e passar todo o conhecimento para seus colaboradores, engajar a equipe e fazer com que o atendimento na ponta esteja excelente, também é seu papel.

Outro ponto: esteja atento aos estoques de produtos e faça os pedidos com antecedência. Uma loja desabastecida é o pior que pode acontecer.

Pense em quantas pessoas estão envolvidas para que a sua loja ofereça um produto de qualidade para os clientes. Pense na cadeia logística e no tempo que isso demora para chegar até você. Pense em tudo o que está envolvido e esteja sempre atento a cada detalhe.

Por fim, pense sempre na franqueadora como uma parceira. Afinal, ela trabalhou muito para expandir a marca pelo país, acumulou anos de experiência e agora você também faz parte dessa história.

Leave a Reply