Com a reabertura dos escritórios, muitos profissionais estão podendo optar por uma flexibilização do trabalho presencial. Dentro deste cenário, muitos setores também estão sendo impactados, já que há novas oportunidades para atrair esse profissional que muitas vezes continuará trabalhando remotamente, mas não necessariamente quer ficar em casa.

Um exemplo são as cafeterias, que passaram a ser espaços atrativos para este público. Yazda Ali Rajab é proprietária da unidade da rede Fran´s Café localizada no bairro de Moema – dentro do complexo de hotéis e escritórios Times Square –, em São Paulo, e revela que seu público atualmente já tem como maioria o de clientes que utilizam o espaço para trabalhar. “Antes da pandemia já tínhamos uma boa presença de clientes que utilizavam o espaço para trabalhar, mas assim que pudemos reabrir notamos um aumento deste perfil de cliente e podemos dizer que hoje representam 80% da nossa demanda ao longo da semana”, releva a empresária.

Para atender este público, Yazda também conta que foi preciso pensar em detalhes, como ter acesso a pontos de energia em todas as mesas, valorizar o espaço aberto que é muito procurado por este cliente e treinar a equipe. “O perfil deste cliente é diferente daquele que vem para um momento de lazer. Ele passa muito tempo dentro da loja e, com isso, é preciso dar uma atenção redobrada. Reforçar as opções que ele pode ter de refeições ao longo de todo o dia, desde o café até o jantar. Isso também é uma vantagem do nosso espaço, já que nosso cardápio é extremamente variado e atende necessidades diversas”, exemplifica Yazda.

Quem endossa essa versatilidade encontrada no Fran´s Café é o arquiteto Beto Magalhães. Ele é proprietário de um apartamento e um escritório no complexo Times Square, porém utiliza a cafeteria como seu ponto de apoio para o trabalho quase que diariamente. “Frequento o Fran´s Café praticamente todos os dias, mesmo estando ao lado do meu escritório. Consigo ter a comodidade de realizar meu trabalho em um espaço que me traz comodidade na hora que quero realizar alguma refeição e também posso levar o Brutus, meu cachorro, o que já faz toda a diferença”, revela Beto.

A rede Fran´s Café, mais tradicional rede de cafeterias brasileira, sempre teve como um de seus diferenciais a capacidade de atender clientes dos mais variados gostos com cardápio que traz opções de cafés, lanches e refeições. “Só isso já seria o suficiente para que profissionais que não precisam estar presencialmente nos escritórios procurassem por nossas unidades para passar o dia trabalhando. Mas nossos franqueados também passaram a ter cuidados ainda mais específicos, como o acesso a pontos de energia, melhorias no acesso à Internet para o cliente, espaços específicos para realizar reuniões e também a questão de se tornar um espaço pet friendly. Desta forma, acredito que esta nova cultura do trabalho remoto e da flexibilização da necessidade de ir até o escritório, nos traz novas oportunidades”, reforça Francisco Conte, diretor de Marketing da rede Fran´s Café.

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